Startup Weekend Gov reúne 120 participantes na ACATE e apresenta iniciativas inovadoras para a gestão pública

Startup Weekend Gov reúne 120 participantes na ACATE e apresenta iniciativas inovadoras para a gestão pública

Florianópolis recebeu, entre sexta (24) e domingo (26), o primeiro Startup Weekend com a temática Governo no Brasil. Com lotação máxima de 120 participantes, o evento foi realizado no Centro de Inovação ACATE Primavera e ajudou a tirar do papel ideias inovadoras para problemas reais na esfera governamental, das cidades e das comunidades, empoderando o cidadão.

Durante todo o evento são realizadas palestras instrutivas que expliquem para os participantes cada passo que precisa ser tomado para ter uma ideia sucesso, a primeira palestra motivadora foi realizada pelo mentor Tony Celestino, que veio para Florianópolis representando a TechStar do Brasil no evento. A palestra ajudou os participante a entenderem a importância da validação de sua ideia para as Startups.

O mentor iniciou a palestra indicando alguns procedimentos básicos para nortear os participantes em seguida foco para a validação das ideias. Para isso, é importante que o processo seja realizado de maneira investigativa, realizando entrevistas com pessoas desconhecidas, segundo o mentor, essa é a melhor forma de saber o que o mercado está precisando.

Depois foi a vez do Lucas Prim – Gestor da startup SumOne – falar sobre o MVP (Minimum Viable Product) que é conhecido como uma prática de administração de empresas que busca lançar um novo produto ou serviço com menor investimento possível, para experimentar o negócio antes de aportar grandes investimentos.

A última palestra foi com Marcos Buson – fundador da empresa Pinmypet – afirma que o Pitch precisa ser apresentado da melhor forma e da maneira mais convincente e clara possível.

No fim da tarde de domingo, os 14 projetos desenvolvidos ao longo do Startup Weekend  fizeram a apresentação final para os jurados Gabriela Tamura (WeGov), Carlos Chiodini (secretaria do Desenvolvimento Econômico e Sustentável), Moacir Marafon (Softplan) e Gabriela Werner (Impact Hub).

Os vencedores foram:

1º Lugar: VIGÍLIA (solução que conecta o cidadão com os agentes de segurança pública)
2º Lugar: PROTOCOLEI (inovação que prevê a padronização entre os ambientes virtuais dos advogados)
3º Lugar: SELO SAÚDE SOCIAL (plataforma que conecta a população à saúde privada de forma mais acessível)

Menção Honrosa: PLATAFORMA CRIATIVA (plataforma que facilita a conexão de projetos atrelados a eventos culturais com leis de incentivo)

Esta edição contou com o patrocínio de grandes empresas que estão sempre apoiando iniciativas para desenvolver o empreendedorismo local como SEBRAE, Softplan e BRDE. Outras empresas e iniciativas que são referência em inovação e empreendedorismo em Florianópolis foram apoiadoras do evento: o grupo de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina VIA Estação Conhecimento, WeGov, Code for Floripa, Intexfy, CIASC e a SDS – Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável, que juntos colaboraram com os organizadores do evento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.