A consolidação dos wine bars em Florianópolis

A primeira casa voltada para o vinho em taça na capital catarinense tem uma unidade na Mercadoteca, no Passeio Primavera.

A consolidação dos wine bars em Florianópolis

A consolidação dos wine bars em Florianópolis

A primeira casa voltada para o vinho em taça na capital catarinense tem uma unidade na Mercadoteca, no Passeio Primavera. O The Wine Pub é responsável pela consolidação deste conceito em Florianópolis, oferecendo 25 opções da bebida, sendo 12 nas chamadas wine stations. Trata-se de dispensers com tecnologia americana que permitem conservar o vinho por até 60 dias e servir doses pré-selecionadas. Assim, o cliente conta com maior liberdade de escolha, com doses de diferentes tamanhos, entre brancos, rosés, tintos e vinhos de sobremesa.

A primeira unidade do The Wine Pub foi inaugurada há dois anos, no Largo Benjamin Constant, 669, por iniciativa do sommelier Eduardo Araujo, que acalentava este sonho desde que voltara de um curso de especialização na Califórnia, nos Estados Unidos. Na Professional Culinary Institute e Culinary Institute of America, obteve o título de Sommelier e foi aprovado nas duas provas da Court of Master Sommeliers com o nível Certified. “Lá, tive uma experiência totalmente diferente do tradicional com wine bars: poder experimentar dezenas de vinhos diferentes, sem pagar mais por isso, e poder degustar vinhos inusitados, e até mais caros, que talvez não arriscasse comprar uma garrafa, foi de grande valia para o aprendizado”, revela o empresário, que comanda o negócio ao lado do sócio, e também sommelier, Fernando Araujo.

Eduardo já vinha realizando um projeto piloto na sua antiga loja, a Santa Adega, onde instalou uma Wine Station para avaliar o interesse dos clientes. O sucesso o motivou a apostar na novidade. E, assim, inaugurou o The Wine Pub, com a ajuda dos sócios iniciais, que hoje já não estão mais na operação, Ricardo e Jorge, do Bistrô da Praça. No local, além dos vinhos, dispõe de cardápio com opções variadas de pratos. E oferece 30 rótulos em taça e uma carta de vinhos com mais de 250 rótulos de 18 países diferentes.

Estilo descontraído

Assim que a Mercadoteca foi inaugurada, em fevereiro de 2018, o The Wine Pub já confirmou presença. “A Mercadoteca foi escolhida justamente por sempre acreditar no conceito de popularizar o vinho, deixar ele mais próximo do dia a dia das pessoas e descomplicar seu consumo. Sempre apostamos nessa forma de comunicação e, com um espaço coletivo com um conceito moderno, poder vender taças a preço de chope foi sempre o nosso sonho”, comenta Eduardo. Na Mercadoteca, o The Wine Pub oferece opções mais populares de vinho, adequadas ao ‘estilo descontraído’ do público local. “Planejamos expandir a operação em 2019, e já estamos com uma importação própria e exclusiva de vinhos portugueses”, revela o empresário.

O atendimento cordial e especializado, com cinco sommeliers nas duas lojas, é um dos principais diferenciais da empresa. Outro ponto forte é a experiência e o conhecimento dos sócios sobre vinhos. Responsável pela parte técnica do The Wine Pub, Eduardo começou a trabalhar com bebidas em 2004, na Allied Domecq, onde adquiriu conhecimento sobre vendas e distribuição. Dois anos mais tarde, assumiu, como sommelier, na Miolo Wine Group em Santa Catarina, desenvolvendo cartas de vinho e treinamentos. Em 2007, obteve a graduação de Sommelier no SENAC-SC, e criou a distribuidora e loja Santa Adega, com um espaço de Escola do Vinho. Desde então, passou a ministrar aulas, palestras e treinamentos sobre o tema. Iniciou especialização na Wine Spiritx Education Trust (WSET), pela qual possui o nível 3, e, atualmente, faz parte do quadro de professores da Enocultura, escola com atuação em todo o Brasil. Em 2017, foi finalista do prêmio Melhores do Ano da Revista Prazeres da Mesa e ganhador do concurso Melhor Sommelier do Brasil para vinhos portugueses. Eduardo já visitou mais de 15 países produtores e suas regiões e estagiou em uma vinícola na região de Borgonha, França.

Fernando é o gestor administrativo do The Wine Pub. Além de sommelier, revela-se um excelente gourmand. “Ele é a criatividade por trás dos nossos pratos no Largo Benjamin Constant”, conta Eduardo. Fernando trabalha no ramo de bebidas há mais de 15 anos e sempre atuou no ramo de vendas e representação. Passou pelas empresas Allied Domecq, Pernod Ricard e Miolo Wine Group e, atualmente, representa a Bueno Wines. Foi sócio da Santa Adega e é sommelier formado com o português Santanita, e aguarda o resultado da sua certificação no WSET 3.

Por Letícia Wilson, da Santa Editora

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