CIA Primavera: cinco anos de fomento à inovação em Florianópolis

Unidade pioneira da Rede Municipal de Centros de Inovação de Florianópolis, o Centro de Inovação (CIA) Primavera é referência no ecossistema de tecnologia e inovação de Santa Catarina. Fundado em 2015 no Passeio Primavera, na rodovia SC 401, o CIA Primavera reúne todas as características de um habitat de inovação, com fundamento sólido no conceito de cocriação.

No local, encontra-se a sede da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e cerca de 40 empresas de tecnologia associadas, além de outros atores importantes, como a incubadora MIDITEC, que integra dez startups; o LinkLab, que conecta as startups a grandes players do mercado; o coworking Impact Hub; e, ainda, locais para eventos. São quase 100 empresas compartilhando do mesmo espaço físico todos os dias. “Além do espaço colaborativo do CIA Primavera, os programas da ACATE proporcionam aos empreendedores contato com investidores, mentores, grandes empresários e demais players da área de tecnologia que os auxiliam a ingressar nesse mercado com cada vez mais força”, afirma Daniel Leipnitz, presidente da ACATE, instituição gestora da Rede Municipal de Centros de Inovação de Florianópolis, em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Benefícios e oportunidades

O CIA Primavera é voltado a todo tipo e porte de empresa do setor de tecnologia, e qualquer empresa interessada pode participar. Empresas instaladas não somente no CIA Primavera, mas em Centros de Inovação ACATE como um todo, contam com uma série de benefícios e vantagens. Desde o projeto arquitetônico que é visualmente agradável, passando pelos ambientes compartilhados que oferecem conforto e segurança aos empreendedores, até toda a oferta de serviços no entorno do CIA, como lavanderia, restaurantes e estacionamento. Os benefícios são muitos, mas o que mais se destaca é a oportunidade de convivência, compartilhamento e cooperação entre pessoas de diferentes organizações, em um ambiente pensado para gerar uma experiência incrível, repleta de eventos, workshops e palestras a todo o momento", detalha Gabriel Sant'Anna, diretor executivo da ACATE.

Além do CIA Primavera, integram a Rede os Centros de Inovação Downtown, Soho e Sapiens Parque. “O objetivo da Rede é criar espaços propícios para que a inovação floresça e estimular que os empreendedores compartilhem experiências na operação de seus negócios”, ressalta Daniel Leipnitz. Em 2019, a rede beneficiou em torno de 1,3 mil empresas e impactou mais de cinco mil pessoas em 5.014 reuniões e eventos realizados nos centros de inovação.

Outro recurso disponível nos Centros de Inovação são os Escritórios de Promoção da Inovação, espaços de acolhimento, orientação e suporte ao potencial empreendedor. Ao longo de 2019, cerca de 250 pessoas foram atendidas por esta estrutura nos quatro centros da Rede, sendo considerados uma das principais portas de entrada do empreendedor no universo da inovação.

Santa Catarina está entre os seis maiores polos de tecnologia do Brasil, ao lado de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. O estado catarinense possui 11,2 mil empresas de tecnologia, que somam R$ 1,4 milhão de faturamento médio. Entre as cidades de Santa Catarina, destaca-se o polos de Florianópolis, com 2.438 empresas.

Comentários
Receba novidades do Passeio Primavera: