Ícone da Mercadoteca simboliza a essência do negócio

Marca sintetiza a ‘mistura’ de culturas gastronômicas e a tendência mundial dos ambientes compartilhados

Ícone da Mercadoteca simboliza a essência do negócio

Ícone da Mercadoteca simboliza a essência do negócio

Marca sintetiza a ‘mistura’ de culturas gastronômicas e a tendência mundial dos ambientes compartilhados


O mercado gastronômico da capital catarinense, a Mercadoteca, tem o estilo e os conceitos do mundo.  Um modelo de varejo baseado no ‘Store in Store’ que significa áreas integradas, mas ambientes e produtos específicos num grande espaço que possibilita viver uma experiência gastronômica e uma imersão num novo jeito de consumir. É um mercado para curtir, provar sabores e também aprimorar conhecimentos sobre a gastronomia. 

Um ambiente ou vários espaços informais que simplificam a rotina dos clientes. Por isso, a criação da identidade visual está baseada num nome simples que sintetiza a mistura de culturas gastronômicas, estilos e sabores. “A própria construção do nome é uma mistura de estilos: Mercado, do latim ‘Mercatus’, que significa negócio, feira; e Teca, do grego ‘theca’, que significa depósito”, revela o diretor de criação Felipe Fernandes de Castro, responsável pela criação da marca e da identidade visual da Mercadoteca.  

O desenvolvimento da marca levou em consideração as experiências e referências da empresária Carolina Gomes Malucelli. Formada em Hotelaria nos Estados Unidos e muito ligada ao segmento da gastronomia, Carolina inspirou-se nos mercados de rua que conheceu durante viagens a países da Europa para a idealização da Mercadoteca. Ambiente descontraído, com mesas coletivas e balcões cercados por opções gastronômicas – essa era a tônica. A mistura de estilos e sabores e de pessoas dos mais diferentes perfis garantiriam a singularidade do espaço.  E esse conceito foi traduzido na marca. “O design da logomarca apresenta esta ‘mistura’ em sua tipografia (se você observar, todas as letras são diferentes) e a ‘cestinha’, ícone principal, é onde toda esta ‘mistura’ acontece”, detalha Felipe. 


Espaço para encontros

O projeto nasceu em Curitiba, em outubro de 2015, e foi um sucesso. O formato era pioneiro no estado do Paraná, e também um dos primeiros do Brasil. E logo tomou a direção de Florianópolis, onde a Mercadoteca foi inaugurada, há um pouco mais de um ano, no Passeio Primavera. A unidade de Curitiba ganhou novos proprietários e, atualmente, Carolina dedica-se apenas à operação da capital catarinense.  

“A proposta inicial era criar um mercado gastronômico propagador de tendências, que oferecesse um mix diversificado de produtos e serviços relacionados em um único lugar, com qualidade de insumos, ambiente informal e relaxado e oportunidade de ter contato com novas experiências e atividades de lazer em família e com os amigos”, explica Felipe, diretor da IMGN Branding Digital. No entanto, alterações na ideia inicial também determinaram ajustes nos conceitos que nortearam a identificação visual do espaço gastronômico. “A proposta da Mercadoteca Floripa é ligeiramente diferente. Na capital catarinense, tornou-se uma ‘vila gastronômica’ de restaurantes”, avalia Felipe. Contudo, a essência foi preservada. “A ideia inicial da marca sempre foi de um espaço de pessoas para pessoas, de encontros, de amigos e famílias juntos para desfrutarem de bons momentos através da gastronomia”, enfatiza. 


Mercadoteca Floripa

Em Florianópolis, a proposta possibilita ao público um contato com esse modelo de negócio em que o cliente pode consumir o alimento no local ou levar para casa.  É um espaço planejado como uma ‘vila gastronômica’, com boxes de bares e restaurantes que possibilitam a integração entre as pessoas e os encontros de família e amigos. 

A Mercadoteca está instalada numa área antigamente ocupada pela estufa do garden do Passeio Primavera, e totaliza 600 metros quadrados de área. Dispõe de opções variadas de gastronomia e bebidas, do almoço ao happy hour. Ao reunir num mesmo espaço todas essas operações, Carolina Gomes Malucelli conseguiu adaptar aos moldes regionais a tendência dos mercados espanhóis e escandinavos, suas principais inspirações. Acesse www.mercadotecafloripa.com.br e confira todas as operações. 


Comentários
Receba novidades do Passeio Primavera: