Impact Hub: muito mais que um coworking

Ser uma rede global. Esse é o propósito do Impact Hub, rede de apoio a empreendedores presente em mais de 100 cidades mundo afora. “Conectamos uma comunidade vibrante de empreendedores e produzimos conteúdo relevante para impulsionar a inovação através da colaboração entre os diversos setores, disciplinas e gerações”, sintetiza Ana Hoffmann, Coordenadora de Comunicação do Impact Hub Floripa.

Há cinco anos, o Impact Hub vem impulsionando a formação de uma comunidade empreendedora também em Florianópolis, em um espaço colaborativo e inovador, no qual empreendedores, autônomos, criativos, negócios sociais e ONGs locais podem trabalhar, se desenvolver, escalar seus negócios, colaborar entre si e, assim, crescer coletivamente. Mais especificamente, no Passeio Primavera, onde o Impact Hub inaugurou sua primeira sede na capital catarinense, oferecendo um espaço físico formal, acessível e com a infraestrutura necessária para o desenvolvimento desses negócios, fomentando o empreendedorismo e a criação de empregos de forma sustentável e inclusiva. O local integra coworking, espaços de eventos, programas de aceleração - para negócios de impacto e microempreendedores.  

“Quando começamos a planejar a vinda do Impact Hub para Florianópolis descobrimos que estava sendo construído um novo centro de inovação na SC 401. Antes mesmo do CIA Primavera estar completamente de pé, nos conectamos com os idealizadores do projeto e entramos juntos nesse barco”, conta Ana Hoffmann. Mais do que estar no centro desse ecossistema, o Impact Hub teria a oportunidade de co-construí-lo.

“Inauguramos o espaço praticamente junto com o prédio, realizamos os primeiros eventos e vimos esse espaço voar e ser o que é hoje. Quando ele se tornou o Passeio Primavera ficamos muito felizes de ser um dos associados. Essa mudança atraiu vizinhos incríveis e hoje nos sentimos privilegiados em estar nesse ambiente”, complementa Ana. A comemoração dos cinco anos do Impact Hub Floripa está agendada para o dia 1 de abril de 2020.

O sucesso da iniciativa foi imediato, fortalecendo o ecossistema de inovação que se consolidava em Santa Catarina. Nos anos seguintes, ampliações da estrutura fizeram-se necessárias para atender à crescente demanda do Impact Hub Floripa. E a expansão foi uma consequência natural. Em 2017, a rede abriu unidade no município de Palhoça, na Grande Florianópolis, no Passeio Pedra Branca. Em 2018 foi criada uma unidade no Sul da Ilha de Santa Catarina e, em 2019, uma quarta unidade, no Centro de Florianópolis. E uma quinta unidade está nos planos para 2020.

O primeiro Impact Hub foi aberto em Londres, há quase 15 anos, a partir de um grupo de amigos que tinham o desejo de criar um espaço de trabalho colaborativo para pessoas interessadas em usar o poder dos negócios para transformação social. A ideia era construir um ambiente propício à inovação social, que une e mistura o espírito de uma incubadora com um think-thank, de um escritório com um café, de uma escola com um ateliê de arte. Atualmente, a rede está presente em mais de 100 cidades, como Nova York, Amsterdam, Singapura, São Francisco, Johanesburgo e Zurique, contabilizando em torno de 1.000 membros.

Comentários
Receba novidades do Passeio Primavera: