Maratona Cultural de Florianópolis 2019

Descrição

Maratona Cultural de Florianópolis 2019: evento multicultural terá mais de 40 horas de programação gratuita 

Mais de 40 endereços da capital catarinense receberão shows, peças de teatro, cinema e exposições

Espalhar a arte e a cultura pela capital catarinense. Este é o intuito da Maratona Cultural de Florianópolis, que desde 2011 vem se consolidando como um dos eventos mais importantes do calendário cultural catarinense, e que confirma a sua 7ª edição para os dias 16, 17 e 18 de agosto. Neste ano, uma série de novidades levarão ainda mais arte e entretenimento para diversos pontos da cidade.

Para começar, o Instituto Maratona Cultural volta a realizar o evento a partir de sexta-feira, já dando uma prévia do que promete ser o final de semana cultural na Ilha, com atividades musicais, de teatro, cinema e outras formas de manifestações artísticas. Ao todo, 42 endereços da cidade recebem atrações. “Para este ano, buscamos nos conectar ainda mais com os moradores da região central, alinhando a programação de espaços parceiros e os selecionados pela nossa curadoria”, destaca Paula Borges, presidente do Instituto Maratona Cultural.

Para abrir a programação, muita música no palco da Escadaria do Rosário com a cantora paulista Xênia França, que se apresenta na sexta-feira (16), às 20h30. Já no sábado a programação no palco inicia às 15h com DJs e bandas catarinenses aquecendo o público para o show da banda Francisco, El hombre, um dos destaques da música brasileira no último ano.

E como foi dito, o Centro volta a ser o coração do evento, integrando bares, praças, teatros e espaços públicos. Um dos destaques será o Circuito de Bares com seis endereços do lado leste do centro participando do evento e fortalecendo suas atividades ao longo do final de semana. As ruas do centro também serão palco dos espetáculos de teatro, tornando a cultura ainda mais acessível. Ao todo, 15 apresentações teatrais, sendo nove de grupos de outras cidades catarinenses, serão realizadas pelas praças e espaços públicos. Destaque para as apresentações “Amor por Anexis”, do grupo Cirquinho do Revirado, de Criciúma, no sábado (17), às 15h, no Largo da Catedral; e a sessão com dois espetáculos do grupo Teatro em Trâmite, às 15h e às 18h, na Casa Vermelha Centro Cultural. 

A SC-401 também se fortalece nesta edição da Maratona Cultural de Florianópolis, recebendo atrações no Passeio Primavera, Square SC e Corporate Park. Já no leste da Ilha, a Lagoa da Conceição também recebe três espetáculos de teatro e sessão de cinema na Casa das Máquinas, além da já tradicional contação de histórias em um passeio de barco pelas águas da Lagoa. 

Maratoninha Cultural, exposições e Mostra de Dança

Formar novos consumidores de cultura sempre foi um dos propósitos da Maratona Cultural, o que segue forte nesta edição. Mais uma vez, o espaço da Maratoninha Cultural será montado no Largo da Catedral Metropolitana, com uma programação diversificada das 10h às 19h, no sábado, e das 10h às 15, no domingo (18). Biblioteca, mostra de cinema, contação de histórias e espetáculos teatrais integram a programação do espaço dedicado às crianças.


As artes visuais terão um destaque à parte na programação, com 19 exposições abertas ao público durante o final de semana da Maratona Cultural. Na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, localizada na Praça XV de Novembro, a artista Lela Martorano apresenta a exposição "Extravios", com curadoria da especialista Francine Goudel, montada especialmente para a Maratona Cultural.  Já o teatro do CIC será o endereço da dança, com a Mostra de Dança Maratona Cultural, no sábado (17), às 19h, seguida pelo espetáculo de sapateado “Se não Agora, quando?”, da Cia Trupe Toe.

Para encerrar o final de semana multicultural, a Orquestra de Baterias de Florianópolis é realizada em paralelo à Maratona Cultural. Mais de 20 mil pessoas devem prestigiar a 7ª edição do evento, confirmado para o dia 18, desta vez na Passarela do Samba Nego Quirido. A edição deste ano promete reunir cerca de 700 bateristas para executarem juntos 10 músicas, batendo, mais uma vez, o recorde de bateristas tocando simultaneamente. O projeto já é o maior das Américas. 

A programação completa da Maratona Cultural de Florianópolis pode ser conferida no site www.maratonacultural.com.  Lembrando que toda a programação é integralmente gratuita; nos locais fechados e que possuem indicação de lotação os ingressos poderão ser retirados uma hora antes do início da atividade, no próprio local. Há apresentações com acessibilidade e tradução em libras. A 7ª edição do evento também integra o Floripa Conecta, que prevê impactar mais de 80 mil pessoas com inúmeros eventos ao longo do mês de agosto.

A Maratona Cultural é viabilizada por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis e Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio cultural do Corporate Park, Floripa AirtPort, DOT Digital Group, Square SC e Kairós. Patrocínio: Da Magrinha, Softplan, Teltec Solucions e Prefeitura Municipal de Florianópolis. Realização: Instituto Maratona Cultural e Ministério da Cidadania, Governo Federal. 

Serviço

O quê: 7ª Maratona Cultural de Florianópolis

Quando: 16 a 18 de agosto de 2019

Local: diversos locais da cidade – Programação completa em www.maratonacultural.com


Mais informações e atendimento à imprensa: Carla Lins

Atré Comunicação Personalizada

carla@atrecomunicacao.com.br

(48) 98836-2774 – 3024-7221



Confira programação das atrações que acontecerão aqui, no Passeio Primavera:
Sábado, 17 de agosto
11h - Concerto de Piano - Arele Vachtchuk. Classificação: Livre.
11h às 17h - Evento de adoção e Bredog.
13h - Amanda Amâncio e Diego Nunes. Classificação: Livre.
15h - Boi de Mamão de Jurerê. Classificação: Livre.
18h - O Mimo (Itajaí/SC). Classificação: Livre.

Domingo, 18 de agosto
11h - Live Painting - Gugie. Classificação: Livre.
11h - Intervenção Circense - Circo Floripa. Classificação: Livre.
14h - Pop In Jazz Conception. Classificação: Livre.
14h - Contação de Histórias: Lagoa Formosa - Lótus Cia Cênica. Classificação: Livre.

Receba novidades do Passeio Primavera: